Projeto

Projeto IVA

Projeto concebido no âmbito da Aquicultura Familiar, com eixo básico de atuação na Inclusão e transformação social, erradicação da fome, geração de emprego e renda através de criação em ambiente controlado e reuso de água. Constitui-se em iniciativa para geração de emprego, renda e segurança alimentar, buscando, nas águas, fonte de alimentação, meio de subsistência e de comércio. O Projeto será implementado por intermédio da instalação de tanques em quintais ou em áreas que serão ofertadas via convênio com o Poder Público ou com a iniciativa privada, onde serão cultivadas tilápias, rãs, camarão ou outra forma mais adequada de manejo, considerando características regionais ou, ainda, peixes ornamentais. Além do manejo, já referido, para a maximização de resultados, nos mesmos tanques serão cultivadas, também, hortaliças. O Projeto atua no fomento de crédito necessário a implantação das UPAFs, bem como na oferta de formas juvenis, qualificação de produtores, fomento das cadeias produtivas, pesquisas de ração, despesca, transporte e abate até a fase de processamento.

Principais instrumentos do projeto:

 

  • Auxilio de inclusão: Valor de R$1.200,00 (mil e duzentos reais) oferecido aos indivíduos ou grupo familiar durante 12 (doze) meses iniciais do Projeto.
  • FIVA: Fundo Internacional de Inclusão pelas Águas
  • PLAF: Plano Local de Aquicultura Familiar
  • UPAF: Unidade Produtora de Aquicultura Familiar
  • Galpões: Unidades construídas em cada núcleo familiar ou individual, medindo 36m2 que poderão ser instalados nos quintais onde haja espaço ou em áreas públicas, através de convênio. Cada galpão tem a capacidade máxima para até 4 (quatro) tanques. Neste Projeto, o galpão será entregue com apenas um tanque, como forma de economia, para, primeiramente, haver a adaptação ao manejo e, após cumpridas as metas de produção, será possível ao produtor solicitar financiamento para aumentar a sua produção.
  • Qualificação das famílias: Formação de 6 (seis) meses através da qual os indivíduos ou grupos familiares receberão todas as informações necessárias ao manejo das espécies estipuladas no Projeto. Estão incluídos nessa rubrica, o valor gasto a título de deslocamento, apostilas e demais despesas necessárias a uma formação satisfatória.

Cadastre-se e receba mais informações sobre o projeto

2 + 10 =

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *